23ª SIPAT da Afecc- Hospital Santa Rita

23ª SIPAT da Afecc- Hospital Santa Rita

Na última semana do mês de Novembro, a Afecc- Hospital Santa Rita de Cássia realizou a sua 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O evento teve como objetivo conscientizar os trabalhadores da importância da segurança no trabalho e realizar atividades que alertam os empregados para a prevenção de acidentes, com saúde e segurança no local de atuação. A Sipat é realizada anualmente pela Comissão Interna Prevenção Acidentes – CIPA, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet). 

 

A semana contou com palestras, oficinas e stands montados no Centro de Desenvolvimento Profissional. As atividades foram cuidadosamente planejadas abrangendo os temas relacionados ao bem estar físico, mental, ambiental e de segurança no trabalho. Com o apoio de parceiros foram discutidos assuntos como: ansiedade, dietas da moda, saúde bucal, oficinas de artesanato e auto aplicação de do in, além de temas já abordados pela CIPA ao longo do ano, como: riscos do uso indevido do celular, ergonomia no ambiente de trabalho e o cumprimento das legislações, normas e rotinas de segurança no trabalho, apresentado de forma lúdica por meio de um teatro. Houve, ainda, uma demonstração dos diversos riscos observados no ambiente domiciliar, considerando que a cultura de segurança deve ser aplicada em qualquer ambiente e, dessa forma, estimular um reflexo no indivíduo como um todo, trazendo resultados positivos para o profissional. Participaram do evento 770 empregados, ressaltou a Gerente de Núcleo de Desenvolvimento RH, Elaine Demuner.

  

Abertura Oficial da Sipat

A SIPAT é uma ação obrigatória, prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5 e não pode ser vista como uma semana de festas e sim como um momento de reflexão quanto à segurança e a qualidade de vida do empregado, inclusive para revelar os resultados alcançados pela instituição, diante das intervenções realizadas. Durante todo o ano, na Afecc/HSRC, são implementadas ações para minimizar os riscos no ambiente de trabalho e elas são discutidas e planejadas em conjunto, pela CIPA, CGPPAMPC (comissão gestora plano de prevenção acidentes material perfuro cortante) e o Sesmt.
 
A Sipat deve ser vista pelos empregados como garantia das boas condições do exercício da sua profissão e não apenas como norma regulamentada pelo Ministério do Trabalho.


Oficina


Teatro

Artigos Relacionados

Atenção aos sintomas do AVC

Quando se trata de cuidar da saúde do seu cérebro, a rapidez é essencial. No Pronto-Socorro do Santa Rita, estamos prontos para agir com urgência

Ler mais

Solidariedade com o Sul do ES

Com o intuito de oferecer apoio e conforto às famílias afetadas pelas intensas chuvas ocorridas no Sul do Espírito Santo, a Afecc-Hospital Santa Rita doou

Ler mais