Carnaval 2020

Carnaval 2020

Curta os dias de folia com responsabilidade
 

Vai cair na folia ou aproveitar o feriado de Carnaval para descansar? Independentemente da sua escolha, para curtir o Feriado de Momo com saúde é preciso ficar atento à alimentação, ter cuidados com a pele e se proteger das doenças sexualmente transmissíveis.
Álcool e sol em excesso, além de noites mal dormidas, podem abalar a saúde, provocando insolação, problemas no fígado, desidratação, vômitos frequentes e desmaios.
 
Evite esses e outros problemas aproveitando os dias de folga com responsabilidade. Listamos abaixo algumas dicas.
 
Use preservativo
Usar preservativo em todas as relações íntimas é a melhor forma de prevenir uma gravidez indesejada e evitar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes genital e Aids.
 
Beba bastante água
Beber bastante água vai ajudar o corpo a se manter hidratado, evitando ressecamento da pele, mal estar e tonturas. Além da água, também é importante ingerir líquidos nutritivos que reponham vitaminas, como sucos naturais e água de coco.
 
Evite exposição direta ao sol
O excesso de sol causa desidratação e queimaduras na pele. Assim, deve-se evitar exposição ao sol entre 10h e 16h. E use sempre óculos escuros, chapéus e protetor solar, que deve ser reaplicado a cada 2 horas.
 
Alimente-se de 3 em 3 horas
Comer a cada 3 horas ajuda a manter a energia do corpo e repõe vitaminas e minerais. Pequenos lanches com frutas frescas e sanduíches ajudam a manter o corpo bem nutrido e preparado para os dias de festa.
 
Use roupas leves e sapatos confortáveis
Escolha roupas leves e sapatos confortáveis para evitar o excesso de calor e a formação de calos e bolhas nos pés. Como normalmente fica-se muito tempo de pé durante o Carnaval, o ideal é usar um tênis confortável com meia, e massagear os dedos e os pés no fim da noite ou no início da manhã.
 
Evite exageros com bebidas alcoólicas e energéticos
Se for consumir bebida alcoólica, beba com moderação. E, no que se refere às bebidas energéticas, tenha cautela, pois elas são ricas em cafeína, substância que pode causar insônia e atrapalhar o descanso do corpo para enfrentar um novo dia de festa. Além disso, tomar cafeína juntamente com bebidas alcoólicas pode causar arritmia cardíaca e provocar gastrite.
 
Confira se está com as vacinas em dia
Manter as vacinas em dia é importante porque, durante o Carnaval, é comum acontecerem acidentes com garrafas de vidro ou objetos de metal quebrados na rua, que são fontes da bactéria do tétano. Além disso, a presença de turistas e a aglomerações de pessoas facilitam a transmissão de doenças como viroses e sarampo, que podem ser evitadas com a vacinação.
 
Durma bem
Apesar de dormir não ser uma prioridade no Carnaval, deve-se tentar descansar pelo menos 7h ou 8h por dia, para repor as energias e evitar o cansaço e a irritação. Se não puder dormir até tarde depois da noite de festa, deve-se tentar fazer pequenos descansos ao longo do dia ou tirar um cochilo após o almoço.
 

NOVO CORONAVÍRUS
Nesses tempos de alerta mundial sobre o novo coronavírus, é importante ficar bem informado sobre o assunto e redobrar a prevenção.  Então, seguem algumas informações importantes:

TRANSMISSÃO – A transmissão do novo coronavírus costuma ser pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (aperto de mão); contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

TEMPO DE INCUBAÇÃO – O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer.

SINTOMAS – Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como pneumonia.

 Os principais sintomas:
     – Febre

     – Tosse
     – Dificuldade para respirar
 
PRECAUÇÕES – O Ministério da Saúde orienta adotar os mesmos cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Entre as medidas estão:
 
     – Lavar sempre as mãos.
     – Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
     – Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente.
     – Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
     – Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
     – Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
     – Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
     – Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
     – Manter os ambientes bem ventilados.
     – Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
     – Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Artigos Relacionados

Atenção aos sintomas do AVC

Quando se trata de cuidar da saúde do seu cérebro, a rapidez é essencial. No Pronto-Socorro do Santa Rita, estamos prontos para agir com urgência

Ler mais

Solidariedade com o Sul do ES

Com o intuito de oferecer apoio e conforto às famílias afetadas pelas intensas chuvas ocorridas no Sul do Espírito Santo, a Afecc-Hospital Santa Rita doou

Ler mais