No dia 17 deste mês, quatro pacientes que fazem tratamento de câncer de laringe no Hospital Santa Rita de Cássia foram submetidos a uma cirurgia para a implantação de próteses de laringe pelo SUS. Esse procedimento permite que o paciente laringectomizado (que perdeu a laringe em decorrência do câncer) restabeleça a comunicação verbal, perdida devido ao Câncer.
Esse procedimento cirúrgico só se tornou possível graças à doação das próteses pelo psicoterapeuta José Cruz, que vem para auxiliar a implantação e para ministrar a palestra Reabilitação: Uma força sem limites, no V seminário de voluntários da Afecc que acontecerá nesta sexta-feira, dia 18 no Four Towers Hotel, na Praia do Canto.
Paciente Recuperado
O doador das próteses, José Cruz é um paciente acometido pelo câncer e laringectomizado, que buscou alternativas para driblar a perda da comunicação verbal e que hoje dedica-se a divulgar as possibilidades que esta técnica pode proporcionar aos pacientes.
Doou no final do ano passado 4 próteses que serão implantadas na quinta-feira em um projeto piloto da equipe multidisciplinar de cabeça e pescoço. Juliana Gomes, fonoaudióloga responsável pelo Projeto Viva Voz, que reabilita os pacientes laringectomizados , vibra com a conquista: "esta é a oportunidade de tirar o paciente do isolamento, da depressão e devolver a ele a capacidade de se comunicar por meio da fala".
Segundo especialista 45 % das pessoas que têm câncer de laringe perdem a voz. Eles afirmam ainda que mais de 95% das pessoas que usam a próteses voltam a falar novamente.
As indicações
Os pacientes escolhidos para fazerem o implante das próteses obedecem a critérios bem definidos pela equipe, que realiza avaliação social, clínica, fonoaudióloga, psicológica e que não responderam positivamente às outras técnicas, que estimulam a comunicação verbal como, por exemplo, a voz esofágica.
"Para pacientes que não se adaptam a outros métodos, esta é a chance de melhorar a sua qualidade de vida e conseguir adotar a comunicação próxima a ideal, que é a verbal", explica o médico Evandro Duccini
Contratualização com a SESA
O Hospital Santa Rita de Cássia contratualizou com a Secretaria de Estado da Saúde – SESA, a implantação de próteses em 16 pacientes inicialmente, com a garantia da cirurgia (laringo-traqueoplastia) e a substituição das mesmas quando for necessário (esta troca acontece no máximo de seis em seis meses).
Alta no dia seguinte
Os pacientes que foram submetidos na quinta-feira (17) tiveram alta na sexta- feira (18), pela manhã.
Assista a matéria realizada na manhã de hoje (17) no Bom Dia Espírito Santo – A Gazeta.
Veja as fotos relacionadas: