“Enfermeira Navegadora” agiliza tratamento oncológico

“Enfermeira Navegadora” agiliza tratamento oncológico

Com o intuito de agilizar e monitorar o tratamento dos pacientes oncológicos, o Hospital Santa Rita implantou o serviço de “Enfermeira Navegadora”, que consiste em acompanhar o início da jornada de tratamento do paciente.

Essa profissional é a responsável por monitorar as etapas do tratamento, otimizar o tempo e proporcionar a integração do paciente com a equipe multidisciplinar. “Com o processo da navegação, a adesão ao tratamento é maior e todas as etapas são feitas no tempo correto, o que contribui para o melhor desfecho clínico”, informa Beatriz Parma, Enfermeira Navegadora do Santa Rita.

Linha de cuidado

Como exemplo, ela cita o acompanhamento às pacientes com câncer de mama. Ao chegar ao Santa Rita, elas passam a ser acompanhadas pela Enfermeira Navegadora, que irá monitorar todo o processo, como agendamentos de consultas com o médico, de exames, de risco cirúrgico, encaminhamentos para a equipe multidisciplinar e demais outros processos necessários. Tudo com o intuito de agilizar, mas também de tranquilizar a paciente, mostrar que ela foi acolhida e seu tratamento está sendo devidamente monitorado para que todo o processo seja feito no tempo correto.

A Enfermeira Navegadora acompanha desde o início do primeiro atendimento, monitorando a emissão de exames histopatológicos, realizações de cirurgia e/ou quimioterapia e radioterapia. A navegação tem por objetivo garantir e facilitar para que todas as etapas do processo sejam seguidas de forma organizada e estruturada e, além disso, são medidas por meio de indicadores, que direcionam para os acertos necessários.

“A atenção diferenciada leva segurança e mais confiança para o paciente, fazendo com que ele se sinta acolhido, para que o seguimento terapêutico seja o mais linear possível”, acrescenta Beatriz.

O novo serviço disponibilizado, informa ela, vem aumentando a efetividade do tratamento oncológico, que carrega ao longo da sua história a marca da Afecc, que tem como premissa entregar o melhor tratamento a todos os pacientes que procuram o atendimento do Hospital Santa Rita.

O serviço proporciona atenção individualizada, embasado nos princípios legais e éticos e tem como principal base a segurança de forma humanizada, colocando o paciente no centro do cuidado.

“É um monitoramento que, além de otimizar o tratamento, traz segurança para o paciente. Sabemos que, ter o diagnóstico de câncer, traz muitas dúvidas e questionamentos e, por isso, os pacientes precisam de orientação e acompanhamento mais detalhados. É um serviço transformador”, conclui Beatriz.

 

Beatriz Parma
Enfermeira Navegadora do Hospital Santa Rita

Artigos Relacionados