O Hospital Santa Rita disponibiliza exames de diagnóstico por imagem, com ultrassonografia disponível 24h, inclusive nos fins de semana e feriados, e tomografia computadorizada com inteligência artificial. As máquinas para os exames de tomografia são as mais modernas do Espírito Santo.
Além desses exames, no Centro de Diagnóstico Avançado também são realizados raios X, mamografia e ressonância magnética.
No Santa Rita é possível realizar exames eletivos de imagem nos períodos diurno, noturno, finais de semana e feriados. O paciente que chegar em estado emergencial e precisar de exames de imagem, poderá realizá-los com mais agilidade, segurança e conforto.
Para o atendimento eletivo é necessário que o paciente chegue ao Santa Rita com o pedido médico para a realização do exame desejado.
Inteligência artificial
As modernas máquinas para tomografia computadorizada são a Aquilion Lightning SP e Aquilion Lightning SP Smart Ed, que possuem inteligência artificial em Deep Learning para reconstrução de imagens de tomografia computadorizada (AiCE). Elas também emitem doses de radiação mais baixas e reprodução de imagens com maior nitidez, proporcionando um exame com diagnósticos mais seguros e precisos para os pacientes.
De acordo com o radiologista Francisco Homero Coelho, médico coordenador do Centro de Diagnóstico Avançado, com esses equipamentos, os pacientes com próteses metálicas também podem ser submetidos aos exames. “Por possuírem tecnologia avançada, automaticamente os equipamentos corrigem os artefatos gerados sobre imagens adquiridas de pacientes com próteses metálicas. Além disso, proporcionam conforto, confiabilidade, acessibilidade, alta precisão e resposta clínica com credibilidade em uma única plataforma”, informa o radiologista.
Os tomógrafos possuem 78 cm de abertura de túnel, o que significa ser 11% maior que os tomógrafos convencionais, dando mais conforto ao paciente e maior facilidade de posicionamento. Os exames serão mais rápidos, facilitando a realização com resultados clínicos ainda mais confiáveis.
As mesas desses equipamentos, acrescenta o médico, são mais largas, suportam até 220 kg sem prejudicar a movimentação, além de se moverem verticalmente para uma altura de até 31 cm do solo, permitindo maior acessibilidade para todos os perfis de pacientes (idosos, politraumatizados, obesos, pessoas com limitação de movimentos e cadeirantes).
No que diz respeito às informações a serem geradas para os médicos, esses tomógrafos são capazes de oferecer a menor espessura de corte do mercado (0,5 mm) e a melhor resolução isotrópica, com alta sensibilidade, gerando a melhor resposta de dados para obtenção de imagens de alta resolução.
EXAMES ESPECÍFICOS REALIZADOS PELOS TOMÓGRAFOS DO SANTA RITA: