“Fatores de risco associados ao câncer de cabeça e pescoço em ex-fumantes: um estudo multicêntrico brasileiro” é o resultado de um trabalho coordenado pela conceituada Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), que contou com a participação do Hospital Santa Rita. O estudo foi publicado na edição 78 da revista Cancer Epidemiology, especializada em publicações de pesquisas originais, priorizando estudos que contribuem com novas informações a respeito das causas, prevenção e controle do câncer. O objetivo desse estudo foi explorar as associações entre o câncer de cabeça e pescoço, as características sociodemográficas e estilo de vida de ex-fumantes de três centros oncológicos brasileiros: Hospital Santa Rita de Cássia, Vitória; Hospital Araújo Jorge, Goiânia; e A. C. Camargo Cancer Center, São Paulo.
Os autores chegaram à conclusão de que o risco de câncer de cabeça e pescoço em ex-fumantes diminui depois de 11 anos após a cessação do tabagismo. Já os ex-fumantes que consumiam bebidas alcóolicas mostraram um risco aumentado de câncer de cabeça e pescoço. Outra constatação interessante foi que o nível de escolaridade alto e a ingestão moderada de vegetais e frutas reduziram o risco desse tipo de câncer entre ex-fumantes.
De 11 a 20 anos após a cessação do tabagismo mostraram impacto significativo na redução do câncer, que atingiu 82% entre os pacientes com mais de 20 anos sem fumar, quando comparados aos indivíduos que pararam de fumar por até 5 anos. O consumo de bebidas alcóolicas também foi associado ao risco de câncer de cabeça e pescoço em ex-fumantes, quando comparado aos indivíduos que não ingeriam bebidas alcóolicas.
Foi identificada, também, uma diminuição do risco de câncer de cabeça e pescoço em ex-fumantes com ensino médio, em comparação com ex-fumantes analfabetos; e ex-fumantes com ingestão moderada de vegetais e frutas em comparação com aqueles com baixa ingestão.
Os autores desse estudo, são:
Luciane Campos Gislon, Maria Paula Curado, Rossana Verónica Mendoza López, José Carlos de Oliveira, José Roberto Vasconcelos de Podestá, Sandra Ventorin von Zeidler, Paul Brennan e Luiz Paulo Kowalski.