Dr. Fabrício Vassallo, cardiologista e eletrofisiologista pertencente ao corpo clínico do Hospital Santa Rita / Instituto do Coração, é coautor e principal pesquisador do artigo recentemente publicado no conceituado Journal of Atrial Fibrillation & Electrophysiology (JAFIB EP) sobre os resultados de técnica inédita, criada por ele, para tratar arritmia cardíaca.
Intitulado Identificação de marcadores de sucesso durante ablação de fibrilação atrial usando alta potência de curta duração, o artigo mostra que o tempo menor na realização desse tipo de ablação, quando realizada com qualidade, alcança melhores resultados em longo prazo. O estudo que originou o artigo observou a evolução de 227 pacientes submetidos ao procedimento.
“Como fazemos o procedimento em menor tempo, usamos menos radiofrequência (cauterização que trata a arritmia), o que também apresenta melhores resultados. Mostramos, inclusive, que a elevação da frequência cardíaca é um forte indicador de sucesso em longo prazo”, explica Vassallo.
A fibrilação atrial é a arritmia cardíaca mais frequente encontrada na cardiologia, sendo responsável por até 20% de todas as isquemias cerebrais.
Dr. Fabrício Vassallo