Novo Acelerador Linear é inaugurado no Hospital Santa Rita

Novo Acelerador Linear é inaugurado no Hospital Santa Rita

A Afecc – Hospital Santa Rita de Cássia acaba de inaugurar um novo e moderno equipamento de radioterapia para tratar os portadores de câncer. O Acelerador Linear, uma das melhores opções técnicas destinadas à prática da radioterapia no mundo, é o primeiro do Estado e foi adquirido com recursos de convênio firmado entre a Afecc e o Ministério da Saúde: um investimento de mais de 2 milhões de reais.

Este é o início da renovação tecnológica que o Hospital Santa Rita está realizando no setor de radioterapia. Um outro equipamento que está sendo adquirido, com recursos de convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), será instalado no lugar do equipamento existente, que funciona desde 1991. Este novo equipamento estará disponível no segundo semestre de 2011.

A inauguração aconteceu na última segunda-feira (6) no auditório do Hospital, com a presença do governador do Estado, de representantes do Ministério da Saúde e do governador eleito Renato Casagrande, que na época, então Senador, viabilizou a assinatura do convênio entre a Afecc e o Ministério da Saúde e, de representantes da Secretaria Estadual de Saúde responsável pelos recursos aplicados na construção da Casamata, que abriga o equipamento. 

Sobre o equipamento
O Acelerador Linear de alta energia conta com feixes de fótons e elétrons, que permitem o tratamento das mais diversas doenças e apresentações clínicas e é denominado pelo seu fabricante, ELEKTA, modelo PRECISE.

Possui uma tecnologia de ponta que reduz o tempo de exposição do paciente à radioterapia e é mais preciso, porque atinge especificamente o tumor, diminui os efeitos colaterais do tratamento, reduz os riscos de complicações, aumenta a probabilidade de cura e proporciona melhora da qualidade de vida.

Como funciona
Os colimadores de 80 lâminas e os sistemas computadorizados tridimensionais viabilizam as técnicas de terapia conformada, radioterapia de intensidade modulada. A terapia conformada é utilizada para os diferentes tipos de tumores profundos. Esta técnica permite o tratamento seletivo dos tumores com menor dano aos tecidos normais.

A radioterapia de Intensidade Modulada IMRT é indicada para melhorar, ainda mais, a distribuição de dose quando se tratam áreas críticas do corpo como tumores de cabeça e pescoço e próstata, principalmente. O equipamento será o único do Estado capaz de realizar esse procedimento.

 

Artigos Relacionados

Atenção aos sintomas do AVC

Quando se trata de cuidar da saúde do seu cérebro, a rapidez é essencial. No Pronto-Socorro do Santa Rita, estamos prontos para agir com urgência

Ler mais

Solidariedade com o Sul do ES

Com o intuito de oferecer apoio e conforto às famílias afetadas pelas intensas chuvas ocorridas no Sul do Espírito Santo, a Afecc-Hospital Santa Rita doou

Ler mais