O cardiologista e eletrofisiologista Dr. Fabrício Vassallo, membro do corpo clínico do Hospital Santa Rita / Instituto do Coração, tornou-se o primeiro preceptor eletrofisiologista para oclusão de apêndice atrial esquerdo da Abbott do Brasil.
Isso significa que o Santa Rita passou a ser o primeiro hospital brasileiro a ter um preceptor, ou seja, um especialista capacitado para realizar e também treinar outros eletrofisiologistas a realizar a oclusão do apêndice atrial esquerdo.
Esse procedimento, informa Dr. Vassallo, consiste em implantar, por meio de cateter, uma prótese que veda o canal na câmara superior esquerda do coração, onde se formam e acumulam os coágulos que se desprendem e ocasionam Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A oclusão de apêndice atrial esquerdo é um procedimento realizado sob anestesia geral, minimamente invasivo e tem duração aproximada de 30 a 40 minutos. Visa a reduzir significativamente os acidentes embólicos em pacientes idosos, diabéticos, hipertensos e/ou que já tiveram um AVC, que sejam portadores de fibrilação atrial e tenham alguma dificuldade ou contraindicação para uso de anticoagulantes.
A fibrilação atrial é a arritmia cardíaca mais frequente encontrada na cardiologia, sendo responsável por até 20% de todas as isquemias cerebrais.
Na última semana, Dr. Vassallo realizou tal procedimento em paciente internado no Hospital Santa Rita.