Pneumonia Comunitária Grave é tema do 1º Estudo de Casos da UTI

Pneumonia Comunitária Grave é tema do 1º Estudo de Casos da UTI

O auditório do Hospital Santa Rita contemplou no dia 20 deste mês, o 1º Estudo de Casos da UTI, sobre Pneumonia Comunitária Grave. O objetivo do evento foi levantar questionamentos sobre abordagem de procedimento inicial, critérios para admissão na UTI, marcadores laboratoriais na continuidade do tratamento e normatização das rotinas relacionadas a patologia em questão.

O tema foi escolhido devido à doença ter um potencial grave, constituindo-se na principal causa de óbito entre as doenças infecciosas. Segundo dados e dentro do grupo de doenças respiratórias, a pneumonia é a segunda causa de óbito no Brasil. Os palestrantes foram: Dr. Carlos Augusto Pretti Madeira, Dr. Daniel Camisão Bortot e a Enfermeira Nicole Viana.

Pneumonia

Sob o ponto de vista clínico, quando o médico usa o termo 'pneumonia', está se referindo à infecção aguda do pulmão. Usando este conceito, consideramos pneumonia todo e qualquer processo inflamatório agudo do parênquima pulmonar, decorrente da infecção por algum microorganismo. Este pode ser classificado como uma bactéria, micobactéria, micoplasma, vírus, fungo etc.

Sintomas

Febre, tosse, dor torácica, aumento da frequência respiratória , também da frequência cardíaca ,  queda do estado geral , hipoxemia e choque séptico nos casos graves, necessitando suporte ventilatório mecânico e suporte de ressuscitação. 

Diagnóstico

Para dignostificar é preciso realizar o Anamnese, exames radiológico, laboratoriais, culturas. Além disso, são necessários os exames específicos, como: Culturas (hemocultura, cultura de aspirado brônquico), Rx tórax , TC tórax.

Artigos Relacionados