RETROSPECTIVA 2022 – Ampliação de serviços e avanços tecnológicos marcam a trajetória do Hospital Santa Rita nesse ano

RETROSPECTIVA 2022 – Ampliação de serviços e avanços tecnológicos marcam a trajetória do Hospital Santa Rita nesse ano

Com 52 anos de atividade, completados em março de 2022, o Hospital Santa Rita, fundado e mantido pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), chega ao final do ano oferecendo para o capixaba um novo conceito em atendimento materno-infantil e um grande avanço tecnológico.

Inaugurado em novembro de 2022, o Centro Materno-Infantil Santa Rita disponibiliza apartamentos aconchegantes para mãe e bebê, suítes para partos humanizados, UTI Neonatal (Utin) e UTI Pediátria (Utip). São 15 apartamentos distribuídos em cinco enfermarias com dois leitos, oito apartamentos individuais e duas suítes master. Todos contando com automação completa por meio do Sistema Alexa (cortinas, luzes e outros acionamentos automáticos).

Para as gestantes que optarem pelo parto em banheira de hidromassagem, o Santa Rita também oferece duas suítes específicas, com todo o conforto e assistência necessários.  O Centro Materno-Infantil também conta com equipe multiprofissional altamente qualificada, equipamentos de última geração, além da assistência necessária ao bem-estar da mãe e do bebê.

ALTA TECNOLOGIA
Visando o melhor, mais completo e assertivo atendimento médico, o Santa Rita chega ao final de 2022 com uma estrutura hospitalar ainda mais robusta. O parque tecnológico do Hospital reúne:

Centro de Medicina Robótica e Alta Tecnologia, onde estão o robô Da Vinci Xi (plataforma cirúrgica de última geração) e o microscópio neurocirúrgico Zeiss Kinevo 900 – Pacote Premium (o mais completo do mundo).

Centro de Diagnóstico Avançado – com modernos equipamentos para realização de Ultrassonografia, exames de Raios X, Tomografia Computadorizada com inteligência artificial e Ressonância Magnética, contando com médico radiologista.

Centro Cardioneurovascular – com especialistas em cardiologia, neurologia e cirurgia vascular para avaliar, acompanhar e tratar o paciente de forma interdisciplinar em todos os momentos que se fizerem necessárias a avaliação cardiológica, neurológica e vascular. A equipe médica do Santa Rita, inclusive, é pioneira, no Espírito Santo, a utilizar o RAPID – software de inteligência artificial que auxilia os médicos nas avaliações de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Centro Materno-Infantil – reúne alto padrão de conforto, segurança e toda a assistência necessária à mãe e ao bebê. É um local com equipamentos modernos e de última geração.

Pronto-Socorro (PS) – local estruturado com equipamentos de ponta, profissionais qualificados em atendimento de urgência e emergência, e suporte do Centro Cardioneurovascular. É o local preparado para prestar atendimento emergencial completo.

Inteligência artificial no cuidado com o paciente – uso do NoHarm, sistema de Inteligência Artificial (IA) que passou a ser utilizado no Santa Rita para auxiliar o farmacêutico clínico no cuidado com o paciente. As ferramentas disponibilizadas por esse sistema aumentam a eficiência da análise da prescrição médica e ajudam a prevenir erros. O NoHarm foi agregado ao Serviço de Farmácia Clínica do Hospital em agosto de 2022.

 

ESTUDOS E PESQUISAS

Por meio do seu Centro de Ensino e Pesquisa, o Santa Rita participa de estudos nacionais e internacionais envolvendo a área da oncologia. No ano de 2022, Hospital integrou estudo coordenado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), que resultou no trabalho intitulado “Fatores de risco associados ao câncer de cabeça e pescoço em ex-fumantes: um estudo multicêntrico brasileiro”. O estudo foi publicado na edição 78 da revista Cancer Epidemiology, especializada em publicações de pesquisas originais, priorizando estudos que contribuem com novas informações a respeito das causas, prevenção e controle do câncer.

 

PROCEDIMENTOS INÉDITOS

Ainda no que se refere à inovação, ao longo de 2022 médicos do Santa Rita realizaram diversos procedimentos inéditos. Entre eles:

  • Ablação de metástase no fígado por micro-ondas.
  • Ablação por micro-ondas intra-operatória em cirurgia aberta para tratar tumor de cólon.
  • Troca da válvula aórtica por meio de cateterismo com utilização de filtro para reduzir ocorrência de AVC durante o procedimento.
  • Fechamento de Apêndice Atrial Esquerdo com Ultrassom Intracardíaco que permite visualização mais nítida e posicionamento mais preciso da prótese no coração. O procedimento seria de rotina, não fosse o uso, pela primeira vez no Brasil, de uma sonda de ultrassom introduzida pela veia e posicionada dentro do coração
  • Implantação, no Setor de Radioterapia, de três modalidades inéditas entre os hospitais capixabas, que conseguem precisar ainda mais o local do tumor e preservar os órgãos próximos do alvo antes de liberar a radiação. Modalidade cone beam CT, que realiza imagens de tomografia (acoplado no aparelho da radioterapia) antes e durante as sessões de tratamento, permitindo localizar o alvo com mais precisão antes de liberar a radiação. Sistema abc ou air breath control, que consegue liberar o feixe de radiação em momentos pré coordenados (em fase específica do ciclo respiratório – ou na inspiração ou na expiração –, por meio de paradas respiratórias voluntárias e controladas pelo paciente), o que também leva a uma maior precisão do tratamento e diminui o risco de irradiação para estruturas nobres. E o Sistema clarity, que completa o trio das novas modalidades de tratamento da radioterapia do hospital, que faz o monitoramento natural do movimento da próstata, via ultrassom, durante a sessão, o que permite alcançar o câncer com mais precisão e em doses mais altas. Essa modalidade pode ser usada, também, para tumores de mama e fígado.
  • Pioneirismo em âmbito nacional. O Santa Rita passou a ser o primeiro hospital brasileiro a ter um preceptor eletrofisiologista para oclusão de apêndice atrial esquerdo da Abbott do Brasil. Isso significa ter um especialista capacitado para realizar e também treinar outros eletrofisiologistas para realizar a oclusão do apêndice atrial esquerdo. O preceptor é o Dr. Fabrício Vassallo, e o procedimento consiste em implantar, por meio de cateter, uma prótese que veda o canal na câmara superior esquerda do coração, onde se formam e acumulam os coágulos que se desprendem e ocasionam Acidente Vascular Cerebral (AVC). A oclusão de apêndice atrial esquerdo visa a reduzir, significativamente, os acidentes embólicos em pacientes idosos, diabéticos, hipertensos e/ou que já tiveram um AVC, que sejam portadores de fibrilação atrial e tenham alguma dificuldade ou contraindicação para uso de anticoagulantes.

 

RECONHECIMENTO

Black Diamond – A equipe do Centro de Material e Esterilização (CME) recebeu, pela terceira vez consecutiva, a certificação Black Diamond, reconhecimento máximo do Programa 3M Company. O certificado Black Diamond é entregue às unidades hospitalares que adotam boas práticas no CME. Isso significa maior segurança nos processos de redução de riscos de infecção hospitalar.

Marcas de Valor – O Hospital conquistou o 1º lugar, na Categoria Hospital, da 13ª edição do Prêmio Marcas de Valor. A premiação verifica atributos como credibilidade e inovação. O prêmio foi entregue na noite do dia 7/12, no Teatro Sesc Glória.

Excelência em Saúde – O Santa Rita foi premiado com troféus de Excelência em Saúde nas categorias Clínica de Oncologia e Clínica de Radioterapia. Em ambas conquistou o 1º lugar. O Hospital também ficou com o 3º lugar do Top of Mind.

Artigos Relacionados

Setor de Endoscopia modernizado!

Nosso Setor de Endoscopia está totalmente modernizado. Mais aconchegante e mais confortável para atender tanto os pacientes quanto os médicos e as equipes de trabalho,

Ler mais