Com tecnologia de ponta e segurança contra Covid-19, Hospital Santa Rita oferece toda a atenção, apoio e o tratamento médico necessário
A assistência médico-hospitalar prestada pelo Hospital Santa Rita, inaugurado em 31 de março 1970, pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), conta com investimentos constantes em tecnologia médica, pesquisa clínica, humanização no atendimento e cumpre todas as medidas sanitárias determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e pelos governos Estadual e Municipal.
Com foco no mais assertivo atendimento, o Hospital vem inovando e se adaptando com segurança às necessidades impostas pela pandemia e mantendo a qualidade dos seus serviços, com o paciente sempre no centro do cuidado.
Em 2020 foram realizados 535.680 atendimentos médicos no Santa Rita, incluindo procedimentos oncológicos e não oncológicos em pacientes particulares, de convênios e pelo SUS. Desse total, 422.204 foram prestados exclusivamente aos pacientes do SUS para tratamento contra o câncer.
Além da assistência médico-hospitalar, a Afecc-Hospital Santa Rita presta atendimento social, com ações que visam o bem-estar, a recuperação e a reinserção do paciente no mercado de trabalho. Por meio de seus programas e projetos sociais, ao longo de 2020 foram realizados 143.691 atendimentos e liberados 1.384.740 benefícios aos pacientes do SUS em tratamento de câncer.
Maior complexo oncológico do ES
A Afecc-Hospital Santa Rita é atualmente o maior complexo oncológico do Espírito Santo, dispondo de amplo ambulatório para consultas médicas, atendimento hospitalar, tratamento com quimioterapia e radioterapia, além de terapias complementares tanto para pacientes do SUS quanto para os de convênios e particulares. Os serviços são integrados e as estruturas são modernas e climatizadas para o melhor e mais adequado atendimento à pessoa com câncer.
A unidade hospitalar possui, atualmente, 256 leitos, sendo 145 destinados a pacientes de convênios e particulares e 111 reservados para o SUS. Estes últimos exclusivamente para tratamento de câncer. São mais de 35 especialidades médicas disponíveis no Hospital para atendimento ambulatorial e cirurgias de pequena, média e alta complexidade. O Santa Rita também dispõe de um Centro de Pesquisa em Oncologia, com estudos realizados em parceria com grandes instituições nacionais e internacionais, e possui cursos de Residência Médica nas especialidades de Oncologia Cirúrgica, Oncologia Clínica, Radio-Oncologia e Anestesiologia, além de Curso de Especialização em Cirurgia Plástica.
Medicina Robótica e Alta Tecnologia
No que diz respeito ao atendimento particular e de convênios, o Diretor-Geral do Santa Rita, Carlos Clayton Lobato, informa que o Hospital, além do Complexo Oncológico, também disponibiliza o Complexo de Medicina Robótica e Alta Tecnologia, onde estão o robô Da Vinci Xi (plataforma cirúrgica de última geração) e o microscópio neurocirúrgico Zeiss Kinevo 900 – Pacote Premium (o mais completo do mundo); o Complexo de Diagnóstico Avançado – com equipamentos para tomografia com inteligência artificial; e o Complexo Cardioneurovascular – com especialistas em cardiologia, neurologia e cirurgia vascular para avaliar, acompanhar e tratar o paciente de forma interdisciplinar em todos os momentos.
Em fase de estruturação, está o Complexo Materno Infantil Santa Rita, que reunirá maternidade, UTI Neonatal e Pediátrica, e realizará atendimento a cardiopatias congênitas.
Transplante de medula óssea
Um dos grandes diferenciais do Santa Rita é o transplante de medula óssea. O Hospital é o único do Espírito Santo a realizar tanto o transplante autólogo quanto o alogênico. O autólogo, iniciado em 2008, é quando as células precursoras da medula óssea provêm da própria pessoa transplantada. E o alogênico é quando as células provêm de um doador. Essa modalidade foi iniciada no Hospital em 2018. Até o momento, os transplantes estão disponíveis para pacientes particulares e com planos de saúde.
Novo conceito hospitalar
A presidente da Afecc, mantenedora do Hospital Santa Rita, Marilucia Dalla, reforça que, no Santa Rita, o paciente está sempre no centro do cuidado. “Implantamos um novo conceito hospitalar em que todas as ações de infraestrutura e performance das equipes são planejadas com foco na humanização”.
Esse novo conceito de atendimento está voltado aos serviços de hotelaria do Hospital, onde o bem-estar do paciente é a palavra chave. O objetivo, acrescenta Marilucia, “é proporcionar a melhor experiência enquanto o paciente estiver sob os nossos cuidados.”
Para que o conforto e o bem-estar sejam garantidos ao paciente, o Hospital Santa Rita conta, inclusive, conta com o serviço de concierge, profissional que oferece toda a atenção necessária ao paciente desde a Recepção, ajudando no processo de internação, acomodação e durante o período em que ficar sob os cuidados hospitalares. É a chamada Hospitalidade Hospitalar.