Tecnologia inovadora ajuda no diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos

Tecnologia inovadora ajuda no diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos

s pacientes com câncer já podem contar com um novo aliado no tratamento da doença: o gerador de radiofreqüência cool-tip. O novo aparelho permite ratar tumores de pulmão, fígado, rins, suprarrenal e ósseos, por via percutânea (sem abrir a pele), utilizando calor (de 60º C a 100° C), introduzindo um probe (agulha) no interior do tumor queimando-o. 

O fluoro-TC permite que todo o procedimento seja visto por imagem tomográfica em tempo real. Esta tecnologia é usada apenas no Santa Rita, já que só ele possui o acessório no Espírito Santo.

"Os dois novos aparelhos são utilizados em centros de referência nacionais e internacionais, que tratam o câncer de maneira minimamente invasiva. Além disso, são empregados em trabalhos científicos internacionais devido ao seu excelente desempenho. Os equipamentos deixam o Santa Rita no mesmo patamar tecnológico de renomados hospitais oncológicos nacionais", explica o radiologista intervencionista, Dr. Luiz Sérgio P. Grillo Jr.

Menos agressivo

O gerador cool-tip permite destruir células tumorais por aplicação de energia geradora de calor, sem retirar o órgão ou parte dele, sendo menos agressiva do que os métodos convencionais. 

O procedimento é todo guiado por imagem, com auxílio do fluoro-TC, o que permite maior precisão e rapidez. Além disso, o cool-tip pode ser utilizado durante ato operatório como uma ferramenta adicional à cirurgia oncológica.

A decisão para adotar o procedimento deve passar por um consenso da equipe de especialistas envolvidos, individualizando cada caso.

Tempo real

O fluoro-TC é um acessório do novo tomógrafo que permite ao radiologista intervencionista fazer o procedimento ao mesmo tempo em que acompanha a imagem do alvo a ser tratado, em tempo real. Isso possibilita alto poder de precisão no procedimento médico.

Sendo assim, a partir de um diagnóstico prévio, o radiologista intervencionista pode realizar a intervenção minimamente invasiva, seja para tratamento, como drenagem, injeção de medicamentos, ou até mesmo coleta de material para um diagnóstico mais elaborado, como biópsia ou cultura. 

O fl uoro-TC também é uma ferramenta indispensável para tratamento de tumores por via percutânea, pois permite um posicionamento mais adequado da agulha de ablação precisamente no centro do tumor, diminuindo significativamente a possibilidade
dele voltar ao local já tratado. Ele pode ser utilizado nas seguintes intervenções: lesão nodular, sólida ou cística, massa em víscera ou em estrutura óssea, e que necessite de biópsia com retirada de fragmento ou punção aspirativa ou ainda de drenagem, ablação química ou térmica (tratamento).

Tomógrafo

Investindo na área do diagnóstico por imagem, o Santa Rita comprou um novo
tomógrafo: o Siemens, modelo Multislice com 16 canais. Esse aparelho permite a realização de exames como angiotomográficas, urotomográficas, reconstruções tridimensionais e demais estudos já realizados em outros equipamentos.

O objetivo dessa aquisição é melhorar a qualidade dos exames com cortes mais finos e detalhados das estruturas examinadas, possibilitando as reconstruções multiplanares que facilitam maior visibilidade das lesões.

"O tomógrafo tem capacidade de realizar exames de angiotomografi as e reformatações multiplanares com o tempo mais curto. Além disso, o conjunto de atividades facilitará aos radiologistas à elaboração de laudos mais etalhados das doenças. Além disso, podemos agora atender um maior número de pacientes-dia para a realização de exames, reduzindo o tempo de espera", pontua o médico radiologista, Dr. Francisco Homero Coelho.

Artigos Relacionados