Tratamento oncológico com braquiterapia

Tratamento oncológico com braquiterapia

Primeira máquina dessa modalidade de tratamento foi trazida para o Espírito Santo pelo Hospital Santa Rita
 
A braquiterapia de alta taxa de dose (HDR) foi introduzida no Brasil em janeiro de 1991. Desde então, houve uma mudança significativa na abordagem das neoplasias malignas em relação às vantagens do novo método, e também resolução da demanda reprimida de braquiterapia para as neoplasias ginecológicas.

No Espírito Santo, a primeira máquina foi instalada em nosso Hospital, no dia 10 de dezembro de 2001.

O termo braquiterapia, vem sendo utilizado para definir uma modalidade terapêutica que utiliza isótopos radioativos em contato com o tumor. A colocação precisa e estratégica das fontes radioativas apresenta a vantagem de permitir altos gradientes de dose de tratamento entregues no tumor, simultaneamente com uma irradiação mínima dos órgãos sadios adjacentes.

As aplicações mais comuns da HDR são em tumores ginecológicos (colo de útero, endométrio, vagina), esôfago, pulmões, mama e próstata.

Segundo dados do Inca, são estimados mais de 20.000 novos casos de tumores ginecológicos em 2020. E desses, a maioria necessitará de braquiterapia em algum momento.

Até hoje, mais de 5.000 mulheres foram tratadas com HDR no Hospital Santa Rita, mostrando nossa grande competência nessa modalidade de tratamento.

O cuidado que você merece, com a segurança que você procura!

 

Artigos Relacionados