9 de Julho

No dia 9 de julho é comemorado o Dia do Oncologista, médico(a) que se dedica ao estudo e tratamento do câncer.



A Afecc-Hospital Santa Rita, unidade referência em câncer e maior complexo oncológico do Espírito Santo, tem muito a comemorar e parabeniza todos os oncologistas que não medem esforços no tratamento dos pacientes com essa enfermidade.


A história da Afecc-Hospital Santa Rita nasceu com um médico oncologista, Dr. Afonso Bianco. Ele prestava assistência aos pacientes com câncer na Santa Casa de Misericórdia de Vitória-ES, única instituição que oferecia tratamento oncológico na época.



Diante das dificuldades existentes, Dr. Bianco e sua esposa Ylza Bianco, começaram a reunir senhoras da sociedade em favor da saúde capixaba. A mobilização avançou e, em 28 de abril de 1952, nasceu a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) com o objetivo de acolher os pacientes em tratamento de câncer.



A Associação cresceu e junto com ela o sonho de ter uma unidade hospitalar própria para prestar toda a assistência médica necessária aos pacientes oncológicos. O empenho na conquista desse objetivo ganhou força e, em 31 de março de 1970, o Hospital Santa Rita foi inaugurado. Nascia, portanto, uma nova esperança para o tratamento oncológico no Espírito Santo.


O Hospital Santa Rita é uma unidade filantrópica, com atendimento oncológico pelo SUS e que também disponibiliza atendimento médico hospitalar nas mais diversas especialidades para pacientes da rede suplementar e particular.



Atenção integral – O atendimento oferecido aos pacientes é integral, com equipes multidisciplinares atuando de forma interdisciplinar para prestar o mais eficiente e acolhedor tratamento.  No que diz respeito aos pacientes do SUS, após a avaliação social para alta hospitalar é possível que tenham acesso a benefícios como medicamentos, alimentação proteica, material de higiene, fraldas geriátricas, próteses mamárias e fonatórias, entre outros de igual importância. O paciente também pode contar com atividades de reabilitação física e emocional, bem como cursos que ajudam na volta ao mercado de trabalho e na melhoria da renda familiar.

 

Maior complexo oncológico do Espírito Santo – Atualmente a Afecc-Hospital Santa Rita reúne amplo ambulatório para consultas médicas, atendimento hospitalar, tratamento químio e radioterápico, além de terapias complementares tanto para pacientes do SUS quanto para os de convênios e particulares. Os serviços são integrados e as estruturas são modernas e climatizadas para o melhor e mais adequado atendimento.



A unidade hospitalar possui, atualmente, 256 leitos, sendo 145 destinados a pacientes de convênios e particulares e 111 reservados para o SUS. Estes últimos exclusivamente para tratamento de câncer. São mais de 35 especialidades médicas disponíveis no Hospital, com cursos de Residência Médica nas especialidades de Oncologia Cirúrgica, Oncologia Clinica e Radio-Oncologia e Anestesiologia.



No que diz respeito ao atendimento particular e de convênios, o Santa Rita oferece, além do Centro Oncológico, diversos outros serviços na área cardiológica, de diagnóstico por imagem, de medicina nuclear, entre outros. O Santa Rita é também o  único hospital do Espírito Santo a realizar transplante de medula óssea autólogo e alogênico. O transplante autólogo, quando as células precursoras da medula óssea provêm da própria pessoa transplantada, teve início em 2008. E o alogênico, quando as células provêm de um doador, foi iniciado em 2018.



Tecnologia de ponta – Ano após ano são feitos investimentos em tecnologia médica. Os mais recentes foram a aquisição do primeiro robô Da Vinci Xi do Espírito Santo, considerado o mais moderno do segmento robótico do mundo; e a  utilização pelas equipes de neurologia, neurocirurgia, neurorradiologia diagnóstica e neurorradiologia intervencionista do software de inteligência artificial denominado RAPID. Esse software, junto à experiência médica, permite uma avaliação rápida, segura e precisa das imagens feitas da área cerebral do paciente que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico.



Atendimento em tempos de Covid-19 – As mudanças impostas pela pandemia do novo Coronavírus fizeram com que a atenção aos cuidados sempre existentes na Afecc-Hospital Santa Rita fossem ainda mais reforçados para proporcionar ainda mais segurança para todos. O diretor-Geral do Hospital Santa Rita, Carlos Clayton Lobato, acrescenta que além de todos os cuidados com a higienização e fornecimento de EPIs adequados aos profissionais, frascos de álcool em gel ficam ao alcance de todos, inclusive dos pacientes, o atendimento passou a ser agendado de forma mais espaçada e respeitando o distanciamento social necessário, bem como todos os ambientes hospitalares são higienizados com produtos especializados e equipe capacitada e devidamente protegida.



No que diz respeito aos programas e projetos sociais, a presidente da Afecc-Hospial Santa Rita, Marilucia Dalla, informa que devido à pandemia estão mantidas apenas as atividades do Programa de Assistência Integrada (PAI) e do Lanche para Pacientes e Acompanhantes. “Estamos recebendo doações para esses projetos, o que vem viabilizando a manutenção dessas importantes ações. As demais permanecerão suspensas por prevenção, zelo e cuidados. Assim que possível, as atividades serão todas retomadas”, informa Marilucia Dalla.



E como o assunto é oncologia, em homenagem ao Dia do Oncologista, Dr. Loureno Cezana, oncologista clínico da Afecc-Hospital Santa Rita, finaliza informando que o atendimento médico hospitalar está sendo realizado dentro das normas de segurança e alerta para que as pessoas não deixem de procurar atendimento médico por medo de se infectado com Covid-19.

Artigos Relacionados

Atenção aos sintomas do AVC

Quando se trata de cuidar da saúde do seu cérebro, a rapidez é essencial. No Pronto-Socorro do Santa Rita, estamos prontos para agir com urgência

Ler mais

Solidariedade com o Sul do ES

Com o intuito de oferecer apoio e conforto às famílias afetadas pelas intensas chuvas ocorridas no Sul do Espírito Santo, a Afecc-Hospital Santa Rita doou

Ler mais