Assistência interdisciplinar na Internação – Avanços e possibilidades foi outro importante tema debatido no 3º Congresso de Oncologia do Hospital Santa Rita.
Em meio às discussões a respeito dos avanços no tratamento oncológico, a assistência interdisciplinar, que envolve não somente o médico, mas profissionais de enfermagem, psicologia, fisioterapia, assistência social, entre outros igualmente importantes para o tratamento e a reabilitação do paciente foi tema debatido no último dia do Congresso.
A atuação da equipe multiprofissional e interdisciplinar proporciona todo o suporte para o paciente desde o diagnóstico, passando pela internação, até a alta hospitalar. “O ato de adoecer é quando o imprevisto acontece, é um momento de crise que precisa ser vivenciado, bem entendido e bem trabalhado por toda a equipe”, informou a psicóloga Bruna Pereira da Silva.
Ela acrescenta, inclusive, ser importante que toda a equipe esteja em procsso de psicoterapia constante, para saber separar as emoções e suas próprias dores.
O Diretor Clínico do Hospital Santa Rita, Dr. Luiz Augusto de Castro Fagundes Filho, reforçou a importância do trabalho multiprofissional, como também a importância de toda a equipe estar saudável mentalmente.
“Uma equipe mentalmente saudável, realizará um trabalho muito melhor, com entregas e resultados melhores”, reforçou o médico.