Cirurgia robótica para tratar nódulo no pâncreas

Cirurgia robótica para tratar nódulo no pâncreas

O avanço da cirurgia robótica no Espírito Santo chegou ao tratamento de nódulos no pâncreas. Na tarde do dia 17/08, a equipe especializada em cirurgia oncológica do Hospital Santa Rita realizou procedimento robótico para tratar um nódulo no pâncreas. A equipe contou com a presença do cirurgião oncológico especialista em robótica, Rafael Albagli, do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O paciente é do sexo masculino e tem 77 anos de idade. Ele passa bem e a previsão é de ter alta hospitalar em quatro dias.

De acordo com os cirurgiões oncológicos Luiz Fernando Mazzini Gomes e Ana Luiza Cardona, integrantes da equipe de robótica do Santa Rita, diante de uma imagem radiológica de uma lesão invasiva no pâncreas do paciente, foi decidia a realização de cirurgia com mínimo trauma cirúrgico, cujo resultado do tipo de nódulo (maligno ou benigno) será confirmado por exame patológico.

O avanço dessa técnica cirúrgica, acrescentam os cirurgiões, permitiu a realização de um procedimento minimamente invasivo para retirar apenas a parte do pâncreas afetado pelo nódulo.

PÓS-OPERATÓRIO – O pós-operatório da cirurgia robótica também se mostra como um diferencial do procedimento, uma vez que o paciente tem menor risco de infecção, de dor e de sangramento, além de menor tempo de internação hospitalar.

 
EQUIPE MÉDICA ROBÓTICA QUE PARTICIPOU DA CIRURGIA

• Dr. Luiz Fernando Mazzini Gomes (cirurgião oncológico – Hospital Santa Rita)
• Dr. Rafael Albagli (oncologista, cirurgião geral especialista em robótica – Inca)
• Dra. Ana Luiza Cardona Machado (cirurgiã oncológica – Hospital Santa Rita)
• Dr. Luiz Augusto Fagundes (cirurgião oncológico – Hospital Santa Rita)
• Dr. Leonardo Orletti (cirurgião oncológico – Hospital Santa Rita)
• Dra. Griziella Januário de Andrade (anestesiologista – Hospital Santa Rita)


Dra. Ana Luiza Cardona, Dr. Leonardo Orletti, Dr. Rafael Albagli e Dr. Luiz Fernando Mazzini Gomes

Equipe em campo cirúrgico
 

Artigos Relacionados

Atenção aos sintomas do AVC

Quando se trata de cuidar da saúde do seu cérebro, a rapidez é essencial. No Pronto-Socorro do Santa Rita, estamos prontos para agir com urgência

Ler mais

Solidariedade com o Sul do ES

Com o intuito de oferecer apoio e conforto às famílias afetadas pelas intensas chuvas ocorridas no Sul do Espírito Santo, a Afecc-Hospital Santa Rita doou

Ler mais