Eliminar a dor durante o período pós-operatório do paciente, principalmente dos submetidos a cirurgias de grande porte é uma tendência mundial nos principais centros médicos, entre eles, o Hospital Santa Rita, que vem utilizando há quase dois anos, com sucesso, a técnica denominada Bloqueios Nervosos Guiados por Ultrassonografia.
A técnica consiste em fazer bloqueios nervosos (aplicar anestésicos) guiados por ultrassonografia, o que permite ao médico a visualização direta das estruturas nervosas, da agulha e das estruturas anatômicas existentes na região para que seja possível injetar o anestésico precisamente em torno dos nervos e acompanhar sua dispersão em tempo real. Com isso, o bloqueio (eliminação da dor) torna-se mais eficaz.
O anestesiologista Rafael Ambrozin de Araújo, um dos coordenadores da Equipe de Anestesiologia do Hospital Santa Rita, explica que o sucesso dessa técnica só é possível devido ao uso da ultrassonografia, que guia em tempo real a agulha até o local exato para aplicação do anestésico, sem provocar lesões. No Santa Rita, acrescenta Araújo, esse procedimento é realizado tanto nas cirurgias feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto nas particulares e por convênios.
Araújo esclarece que essa técnica anestésica, além de proporcionar maior conforto para o paciente no período pós-operatório, também gera benefícios na recuperação em geral, pois não sentindo dor, o paciente não apresenta taquicardia, irritabilidade ou outras reações provocadas pelo incômodo da dor. Também fica reduzido o uso de medicamentos para dor, reduzindo possíveis efeitos colaterais.