Tratamento inédito no ES para retirada de mioma

Tratamento inédito no ES para retirada de mioma

Ablação por radiofrequência elimina mioma sem necessidade de cortes

Na tarde de hoje (20/01), no Hospital Santa Rita, uma paciente de 46 anos de idade foi submetida a um procedimento até então inédito no Estado, a ablação de mioma por radiofrequência.

Realizado pela ginecologista do corpo clínico do Santa Rita, Thaissa Sassine, o procedimento foi minimamente invasivo e realizado por via vaginal, sem a necessidade de cortes ou cicatrizes, para melhorar os sintomas causados pelo mioma. O ginecologista especialista em miomas, Michel Zelaquett, Diretor Técnico do Centro de Mioma do Rio de Janeiro, participou da realização desse procedimento.

De acordo com a médica Thaissa Sassine, a ablação por radiofrequência de miomas consiste no uso de eletrodos no interior do mioma para gerar calor de forma controlada e causar a destruição de suas células. Tem duração de cerca de 30 minutos e a paciente é apenas sedada, sem necessidade de procedimento anestésico mais complexo.

Por meio desse procedimento é possível preservar o útero da paciente sem que seja submetida à cirurgia tradicional de miomectomia. Dessa forma, a paciente retorna às atividades rotineiras precocemente, tem menos dor no pós operatório e menor taxa de sangramento.

Devido à baixa complexidade da ablação por radiofrequência, a paciente terá alta hospitalar ainda hoje e, em até 48 horas, poderá retornar às suas atividades cotidianas.

Aproveitando a presença do especialista em miomas, na manhã de hoje, no Auditório Afonso Bianco, localizado no próprio Hospital, Michel Zelaquett participou de uma reunião científica com os médicos do Santa Rita, quando foi abordado o tema do procedimento realizado.

Artigos Relacionados