Cirurgia inédita no Santa Rita preserva rim do paciente após retirada de 5 tumores malignos

Cirurgia inédita no Santa Rita preserva rim do paciente após retirada de 5 tumores malignos

Com cinco tumores no rim esquerdo, um paciente de 52 anos de idade, do sexo masculino, foi submetido, com sucesso, à cirurgia para retirada dos tumores com preservação do órgão. Foi o primeiro procedimento desse tipo realizado no Espírito Santo.

A cirurgia foi feita pela equipe do urologista Dr. Marcelo Cabral Lamy de Miranda, no Hospital Santa Rita, na primeira semana de março, por meio da plataforma robótica. O paciente teve alta precoce, passa bem e está com os dois rins preservados.

De acordo com Dr. Lamy, o paciente sofre de uma síndrome familiar rara, que vem sendo investigada por já ter provocado tumor de rim bilateral e de tireoide. O paciente é extremo obeso e já foi operado desses cânceres anteriormente.

O ineditismo do procedimento realizado foi a retirada dos cinco tumores malignos, localizados em posições diferentes no mesmo rim, com a preservação do órgão.

“A retirada dessa quantidade de tumor, principalmente por estarem posicionados em locais distintos no rim, torna a cirurgia mais difícil para a preservação do órgão. Outro fator que também dificulta o procedimento é a obesidade”, informa o médico.

Segundo ele, o sucesso da cirurgia com a preservação do órgão foi possível devido à plataforma robótica, que possibilita uma melhor visualização, alcance e movimentos mais firmes das pinças cirúrgicas. Por não ser uma cirurgia aberta, a recuperação do paciente é muito mais rápida, o que possibilitou a alta precoce, em 24 horas.

O médico acrescenta que a preservação do rim foi possível devido à detecção e o tratamento precoces da doença. E estar com ambos os rins em funcionando é importante para a realização de outros tratamentos médicos, inclusive, para o caso da possibilidade de aparecimento de novos tumores.

A tendência mundial para esse tipo de cirurgia, explica Dr. Marcelo Lamy, é de preservação dos rins, o que é possível graças à cirurgia robótica.

A cirurgia para retirada dos tumores no rim

 

Os tumores retirados

Artigos Relacionados