Hospital Santa Rita completa 54 anos

Hospital Santa Rita completa 54 anos

O Hospital Santa Rita completou, no dia 31 de março, 54 anos de atividades em prol da saúde do capixaba.

Referência em oncologia, o Santa Rita tornou-se, também, um Hospital Geral de grande porte, com atendimento e tecnologia avançada nas mais diversas especialidades médicas, sendo uma unidade que representa fonte de esperança e de cuidados para os capixabas, sempre buscando proporcionar o melhor para cada paciente.

Desde o início, a missão do Hospital era clara: oferecer tratamento de qualidade e humanizado, especialmente no controle do câncer. Hoje o time Santa Rita se orgulha de ser o Maior Complexo Oncológico do Espírito Santo, com o compromisso de ir além!

Ao completar 54 anos, o Santa Rita celebra importantes conquistas. Confira as realizações e inovações ocorridas em 2023:


JANEIRO

“Enfermeira Navegadora” agiliza tratamento oncológico

Com o intuito de agilizar e monitorar o tratamento dos pacientes oncológicos, o Hospital Santa Rita implantou o serviço de “Enfermeira Navegadora”, que consiste em acompanhar o início da jornada de tratamento do paciente. Essa profissional é a responsável por monitorar as etapas do tratamento, otimizar o tempo e proporcionar a integração do paciente com a equipe multidisciplinar. Com o processo da navegação, a adesão ao tratamento é maior e todas as etapas são feitas no tempo correto, o que contribui para o melhor desfecho clínico.

 

“Escritório de Valor” otimiza tratamento e oferece mais segurança ao paciente

Implantado em janeiro, o Escritório de Valor tem o objetivo de proporcionar o melhor e mais assertivo atendimento ao paciente, utilizando o cuidado e os recursos certos, para a pessoa certa. Essa metodologia de trabalho já conseguiu melhoras em desfechos clínicos, redução de eventos adversos, redução de desperdícios de itens, redução segura no tempo de desospitalização e, consequentemente, melhora na experiência do paciente.

 

Centro de Pesquisa do Hospital Santa Rita se destaca no cenário nacional

Com apenas três anos de atividade, o Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Santa Rita tem se destacado no cenário nacional na condução de estudos nacionais e internacionais junto a grandes laboratórios e grupos cooperativos em oncologia. São participações em pesquisas que envolvem novos medicamentos para tratamento oncológico em âmbito mundial. Laboratórios como AstraZeneca, GSK, Roche e Janssen são grandes parceiros que têm seus estudos multicêntricos conduzidos no Santa Rita como um desses centros de estudos.

 

Parceria com o Hospital Sírio-Libanês

O Hospital Sírio-Libanês passou a ser parceiro do Hospital Santa Rita nas análises das amostras de biópsias renais. Com a parceria, o Santa Rita, além de manter a excelência na execução dos procedimentos, passa a assegurar maior precisão nos resultados das biópsias.

 

FEVEREIRO

Inaugurada nova ala exclusiva para consultórios médicos

O Hospital Santa Rita inaugurou uma nova ala exclusiva para consultórios médicos, voltados para atendimento a pacientes de convênios e particular. Esse novo espaço conta com 14 consultórios localizados no 4º andar do Bloco Telma Dias Ayres, um ambiente construído pensando no bem-estar do cliente, um lugar que traz aconchego, leveza e que faz parte da reestruturação hospitalar. Com a nova estrutura, todo o processo que envolve o atendimento médico passou a ser realizado em um único local. Isso significa que desde as consultas, diagnósticos, exames laboratoriais e de imagem, tratamentos, procedimentos e cirurgias de pequeno, médio e grande portes, até a reabilitação do paciente, são realizados no complexo hospitalar, sem a necessidade de recorrer a outras unidades de atendimento.

 

Realização de procedimento inédito, em âmbito mundial, pela equipe de cardiologia intervencionista

A equipe de Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Rita – Instituto do Coração do Espírito Santo realizou a troca da valva mitral de forma percutânea, ou seja, sem a necessidade de cirurgia, combinada com dispositivo de suporte circulatório. Trata-se de um procedimento de ineditismo mundial na área da intervenção em cardiologia.

 

MARÇO

Realização de cirurgia inédita, no ES, para retirada de cinco tumores malignos do rim com preservação do órgão

Com cinco tumores no rim esquerdo, um paciente de 52 anos de idade, do sexo masculino, foi submetido, com sucesso, à cirurgia para retirada dos tumores com preservação do órgão. Foi o primeiro procedimento desse tipo realizado no Espírito Santo. A cirurgia foi feita pela equipe do urologista Dr. Marcelo Cabral Lamy de Miranda, por meio da plataforma robótica. O paciente teve alta precoce está com os dois rins preservados.

 

ABRIL

PET-CT para atendimentos ao SUS

Assinado, no Palácio Anchieta, junto com o governador Renato Casagrande, o Termo de Fomento para aporte de recursos para a conclusão da obra de construção do Serviço de Medicina Nuclear que abrigará o primeiro PET-CT para atendimento aos pacientes do SUS, no Espírito Santo, adquirido por meio de emenda parlamentar e aporte financeiro do Governo do Estado. O equipamento, adquirido em parceria com o Ministério da Saúde por meio de emenda parlamentar indicada pelo ex-deputado federal Felipe Rigoni, aguarda a conclusão das obras para ser instalado no Hospital. A previsão é de o PET-CT ser instalado em 2024. O PET-CT é um exame de diagnóstico por imagem indicado para casos suspeitos de câncer, possibilitando a identificação e a localização de tumores malignos em fase inicial e com muito mais precisão. É utilizado, também, para avaliação da eficácia de tratamento, para planejamento de radioterapia, para verificar a saúde de corações que já tenham sofrido infartos e para analisar a função cerebral em detalhes.

 

MAIO

Transplante alogênico não aparentado de medula óssea

O Centro de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas do Hospital Santa Rita está habilitado para realizar mais um tipo de transplante: o Alogênico Não Aparentado. Essa nova habilitação fez do Santa Rita a única instituição do Espírito Santo pioneira nos transplantes Autólogo, Alogênico Aparentado e Alogênico Não Aparentado. Com a nova habilitação, o Santa Rita passou a ficar conectado ao Sistema Nacional de Alocação de Leitos para Transplante (SNT) e classificado como estabelecimento de saúde Tipo 3 Nível C.  O Hospital está ativo, desde 2008, para Transplante Autólogo e, desde 2018, para o Transplante Alogênico Aparentado.

 

JUNHO

Hands On com equipe multiprofissional do Programa de Reabilitação da Voz

A equipe do Programa de Reabilitação da Voz da Afecc-Hospital Santa Rita realizou, junto com a Atos Medical, reunião para atualização dos procedimentos de colocação de próteses fonatórias. Os profissionais trocaram informações sobre durabilidade, conforto e eficiência das próteses, que vêm sendo usadas pela equipe do Santa Rita desde 2011, quando o Programa teve início no Hospital.

 

JULHO

Plataforma inédita para agilizar diagnóstico de câncer

Uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Ufes (PPGBiotec), em parceria com a Afecc-Hospital Santa Rita, criou a plataforma de patologia digital denominada digiPATH. O equipamento digitaliza imagens de lâminas de vidro usadas para o diagnóstico de doenças e, ao disponibilizar as imagens, permite que médicos, em qualquer lugar do mundo, visualizem as lâminas e auxiliem no diagnóstico. Esse avanço tecnológico acelera o processo de reconhecimento do câncer e outras doenças. Por enquanto, a plataforma vem sendo usada para diagnóstico de casos mais complexos de câncer.

 

Desenvolvida nova técnica para ventilação de paciente em procedimento cardiológico

O eletrofisiologista Dr. Fabrício Vassallo, do Hospital Santa Rita e Instituto do Coração do Espírito Santo, realizou um técnica inédita na área cardiológica em parceria com a equipe de Anestesiologia do Hospital. Os médicos modificaram a forma de ventilação do paciente, levando em consideração dados como peso. A técnica é associada à estimulação do coração em uma frequência fixa de 100 bpm e realizada durante a ablação de fibrilação atrial com auxílio de anestesia geral. Essa nova técnica trouxe mais benefícios aos pacientes, como redução no tempo do procedimento e melhora nos resultados.

 

AGOSTO

Acordo de cooperação com o A.C.Camargo Cancer Center

Oferecer o melhor atendimento aos pacientes e contribuir para o avanço do tratamento oncológico são alguns dos objetivos comuns ao A.C.Camargo Cancer Center, referência no tratamento de câncer no Brasil, e o Hospital Santa Rita, maior complexo oncológico do Espírito Santo  que, em agosto, firmaram parceria inédita de cooperação institucional para a ampliação do atendimento aos pacientes oncológicos, compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento sustentável de ambas as entidades de saúde.

 

Mais um passo à frente na medicina capixaba

Dr. Fabrício Vassallo, cardiologista e eletrofisiologista pertencente ao corpo clínico do Hospital Santa Rita e Instituto do Coração, realizou mais um procedimento inédito com tecnologia avançada: o Mapeamento de Arritmias Ensite X. Esse novo mapeamento oferece mais clareza no diagnóstico, precisão e assertividade para o tratamento das arritmias cardíacas. Com o novo equipamento, são obtidos melhores resultados nas ablações e redução do uso de radiação, o que beneficia o paciente e toda a equipe exposta diariamente a ela. O Ensite X é o oitavo equipamento existente no Brasil e veio para Vitória para compor o centro de excelência da Abot, em parceria com o Hospital Santa Rita e Instituto do Coração.

 

SETEMBRO

Primeiro lugar no Prêmio Excelência 2023 – Categorias Oncologia e Radioterapia

A Afecc-Hospital Santa Rita conquistou o primeiro lugar no Prêmio Excelência 2023 nas categorias de Oncologia e Radioterapia. A pesquisa do Prêmio foi realizada com os moradores da Grande Vitória, no período de 5 a 7 de julho deste ano, para saber quais empresas e profissionais são considerados como de excelência. O objetivo é reconhecer e premiar os vencedores que se destacam em suas categorias.

 

Seis trabalhos selecionados para Congresso Nacional

O Hospital Santa Rita teve seis trabalhos aprovados para o Congresso Nacional de Hospitais Privados – Conahp, realizado em São Paulo, no mês de outubro. Os trabalhos aprovados foram expostos digitalmente na sessão pôster durante o congresso e publicados no site do evento.

 

Estudos do Centro de Pesquisa Clínica são apresentados em Singapura

Dois importantes estudos conduzidos no Centro de Pesquisa Clínica da Afecc-Hospital Santa Rita tiveram seus resultados apresentados no Congresso Mundial de Câncer de Pulmão, realizado em Singapura, onde foram apresentadas as novidades a respeito da prevenção e do tratamento desse tipo de câncer. Entre os estudos mais importantes apresentados estavam o AEGEAN e o FLAURA 2.

 

OUTUBRO

Inaugurado novo Setor de Quimioterapia

O Setor de Quimioterapia do Hospital Santa Rita está totalmente reformulado e com nova ambientação. Recebeu novas poltronas, novos leitos, área exclusiva com banheiro privativo, passando, assim, a oferecer ainda mais conforto para pacientes de convênios e particulares em um ambiente bastante acolhedor e humanizado. A inauguração foi em comemoração ao Outubro Rosa.

 

Prêmio Excelência da Saúde 2023

O Hospital Santa Rita foi premiado na categoria Hotelaria Hospitalar, do Prêmio Excelência da Saúde 2023. Organizada pelo Grupo Mídia, a premiação é feita às instituições que se destacam na área da saúde. A escolha dos vencedores em cada categoria é feita com base em pesquisa de mercado e análise dos cases inscritos para o Healthcare Conference. Neste ano, foram premiados 39 hospitais, separados em 13 categorias: Arquitetura e Engenharia; Boas práticas e Compliance; Enfermagem; Ensino e Pesquisa; Filantropia; Gente e Gestão; Governança Corporativa; Telemedicina; Hotelaria Hospitalar; Investimento; Qualidade e Segurança; Responsabilidade Socioambiental; e Tecnologia.

 

Simpósio de Cuidados Paliativos
As ações que envolvem a melhora na qualidade de vida de pacientes e familiares foram compartilhadas durante o Simpósio de Cuidados Paliativos da Afecc-Hospital Santa Rita, que contou com a participação de  Alexandre Silva, enfermeiro e professor universitário que introduziu os Cuidados Paliativos nas favelas da Rocinha e do Vidigal (RJ). O evento reuniu pacientes e equipe multiprofissional para debater a importância e as interações que envolvem os cuidados paliativos. Entre os assuntos em debate constou o conceito de Comunidade Compassiva, que se tornou uma prática no Brasil com as iniciativas de Alexandre Silva.

 

NOVEMBRO

Prêmio Líder Empresarial
Marilucia Dalla, presidente da Afecc – Hospital Santa Rita, foi eleita Líder Empresarial no segmento Hospital Privado, com 36,2% de votos. A premiação envolveu 45 categorias, cujas lideranças foram escolhidas por outros empresários e executivos por meio de pesquisa conduzida pelo Instituto Futura.

 

DEZEMBRO

Projeto para ampliação do Hospital

Já estão definidas as ampliações do Centro Cirúrgico, da ala de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a construção de um novo Pronto-Socorro para pacientes particulares e de planos de saúde. Os projetos estão em fase final de aprovação.je

Para dar suporte ao maior fluxo de pacientes do Pronto-Socorro, o Santa Rita vai ampliar o número de leitos de UTI e de salas no Centro Cirúrgico. Para isso, o Centro Cirúrgico receberá um aporte de R$ 3,5 milhões para a ampliação, recebendo mais cinco salas, que se somarão às 12 já existentes.

O Hospital também vai criar 10 novos leitos de UTI para suprir a demanda existente. O investimento destinado para essa obra de ampliação está em torno de R$ 2,5 milhões.

O Hospital Santa Rita é uma instituição filantrópica mantida pela Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer) que destina 75% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além de ser o maior complexo oncológico do Espírito Santo, o Santa Rita é uma unidade hospitalar de alta complexidade, com atendimento geral nas mais diversas especialidades médicas e detentor de um parque tecnológico de última geração para realização de diagnósticos em geral e cirurgias robóticas.  Em 2022, inaugurou o Centro Materno-infantil com estrutura e equipamentos de última geração.

Artigos Relacionados

Atenção aos sintomas do AVC

Quando se trata de cuidar da saúde do seu cérebro, a rapidez é essencial. No Pronto-Socorro do Santa Rita, estamos prontos para agir com urgência

Ler mais

Solidariedade com o Sul do ES

Com o intuito de oferecer apoio e conforto às famílias afetadas pelas intensas chuvas ocorridas no Sul do Espírito Santo, a Afecc-Hospital Santa Rita doou

Ler mais