Hospital Santa Rita implanta estrutura para otimizar tratamento e oferecer mais segurança ao paciente

Hospital Santa Rita implanta estrutura para otimizar tratamento e oferecer mais segurança ao paciente

Escritório de Valor é a nova estrutura implantada no Hospital Santa Rita, instituição mantida pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), com o objetivo de realizar o melhor e mais assertivo atendimento ao paciente, utilizando o cuidado e os recursos certos, para a pessoa certa.

Essa nova metodologia de trabalho já conseguiu melhoras em desfechos clínicos, redução de eventos adversos, redução de desperdícios de itens, redução segura no tempo de desospitalização e, consequentemente, melhora na experiência do paciente.

Todo esse processo, informa o coordenador do Escritório de Valor, Diego Roncete, reflete tanto na otimização do atendimento e do tratamento médico quanto na otimização dos recursos hospitalares para pacientes do SUS, de convênios e particulares.

O Escritório de Valor do Hospital Santa Rita conta com equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, engenheiros de produção e biomédicos. Todos voltados para otimizar o atendimento de forma segura, seguindo recomendações médicas e protocolos de saúde.

Dessa forma, em conjunto com a equipe médica, o Escritório de Valor está voltado para estratégia institucional, inteligência de negócio, avaliação e otimização de processos e dos serviços médicos, revisão de custos operacionais, avaliação clínica com foco na experiência do paciente, tomada de decisão baseada em dados e gestão do desperdício. O objetivo final é a segurança do paciente e o fortalecimento da sua experiência positiva no Hospital.

Primeiras avaliações

No que se refere à gestão de custos, nos primeiros seis meses de funcionamento do Escritório de Valor, identificou-se um custo evitável de R$ 782.752,19 por meio da metodologia realizada de forma manual.

Para ampliar a capacidade de avaliação do Escritório de Valor, em 2023, será utilizado um sistema de alarme automatizado na instituição. Trata-se de uma metodologia desenvolvida pelo próprio Serviço para acompanhar a eficiência no atendimento ao paciente e permitir o uso do recurso certo no paciente certo, garantindo satisfação das equipes de trabalho e dos clientes.

“Os alarmes desenvolvidos no Escritório de Valor estão correlacionados com o melhor manejo da dor, achados críticos, controle do tempo de internação, controle para pacientes com histórico de diabetes, medicações prescritas e avaliação de vias de acessos para medicações”, informa Roncete.

Com esse novo serviço, a Afecc-Hospital Santa Rita está se fortalecendo na gestão da saúde sustentável.

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